Oi Nois Aqui Traveiz

Deus Ajuda Os Bão (1991)

Sinopse

Baseada em um texto do Centro Popular de Cultura de autoria de Arnaldo Jabor, “Deus Ajuda os Bão” dá continuidade às aventuras e desventuras da personagem Zé da Silva, protagonista de “A História do Homem Que Lutou Sem Conhecer Seu Grande Inimigo”. 

Nessa fábula política, Zé da Silva – personagem símbolo do nosso povo – operário desempregado morando na favela, se vê impedido de construir uma porta para proteger seu barraco. A partir dessa situação, Zé da Silva atravessa o país, de porta em porta, passando por todos os escalões que compõem a organização social do país – os especuladores, a intelectualidade, os governantes, os donos de terra – chegando por fim aos Estados Unidos, em busca de uma solução para o seu problema. A viagem de Zé da Silva vislumbra a engrenagem do poder num país dependente como o nosso. No centro de toda problemática a questão agrária. Ele volta para sua favela consciente de que, junto com os demais explorados, deve lutar pelos seus direitos. “Deus Ajuda os Bão” é construído como espetáculo criativo e divertido, todas as personagens sendo delineadas como caricaturas, utilizando-se de uma linguagem farsesca, pontuada de ironias, para acentuar o drama econômico e político que vive a grande maioria da população brasileira.  

Ficha Técnica

Autor: Arnaldo Jabor

Direção, figurino e adereços: criação coletiva

Música: Rogério Lauda

Elenco: Arlete Cunha, Clélio Cardoso, Kike Barbosa, Marcos Castilhos, Paulo Flores, Rogério Lauda, Sandra Possani e Sérgio Etchichury

Intérpretes em substituição: Daniele Fagundes e Lineida Mazera

Estréia: 4 de setembro de 1991

(Espetáculo de rua)